30 de maio de 2009

Série Ícones do Rock - #1 Angus Young


Acho que nem preciso falar muito sobre esse ''rapaz'', mas claro que não poderia deixar de estar presente e no primeiro lugar da lista, já que estereotipa todos os fundamentos do rock! Grande músico, grande presença de palco, carismático, etc, etc, etc...

Vou mandar uma ''ficha técnica'' básica para quem ainda não sabe muito sobre esse cara, que simplesmente criou sua maneira única de tocar guitarra, com seus ''saltos'', espasmos, ''chuck berry swing'' e todas as performances condizentes!

Resumo
Angus McKinnon Young (Glasgow, Escócia, 31 de Março de 1955) é um guitarrista de hard rock escocês . Angus é membro e fundador da banda australiana AC/DC. Sua guitarra elétrica predileta é a Gibson SG. Um dos maiores guitarristas da história do rock and roll e considerado por muitos como o maior riffer de todos os tempos.

Biografia
Angus Young, um dos nove filhos de William e Margaret Young, nasceu em Cranhill, Glasgow com seus irmãos mais velhos Malcolm Young, George e Alex. Angus começou a tocar violão quando tinha apenas 5 anos de idade. Seu vizinho tinha um violão e Angus costumava tocar sempre que o visitava. Seu primeiro violão, no entanto, foi um banjo que pertencia à sua família, em que ele mudou a afinação.

Primeiros Anos
Angus passou a tocar guitarra mais seriamente em 1963, ano em que sua família mudou-se da Escócia para a Austrália. Ele comprou uma Gibson SG após tê-la visto em um catálogo de um amigo. Enquanto não tinha sua Gibson SG, ele tocava numa velha Höfner que era de seu irmão Malcolm. Um dos irmãos de Young, George (que tocava na banda The Easybeats), dava aulas de guitarra para Angus e Malcolm quando estava em casa após as turnês.

Antes de formar o AC/DC, Angus tocou num grupo chamado Kantuckee, que tinha como formação Bob McGlynn (Vocal), Angus Young (Guitarra) e Jon Stevens (Baixo). Foi a primeira banda a gravar uma fita demo para Stevie Wrights, classicamente conhecido como "Evie", num pedido de George Young. A banda cresceu e mudou o nome para Tantrum, com outro vocal, Mark Sneddon.

Formação do AC/DC
Angus e Malcolm Young formaram o AC/DC em 1973. A primeira formação incluia Angus como guitarra solo, Malcolm como guitarra base, Colin Burgess na bateria, Larry Van Kriedt no baixo e Dave Evans nos vocais. A primeira música da banda chamou-se "Can I Sit Next To You Girl". Eles criaram o nome AC/DC após ter visto que estava escrito AC/DC atrás de uma máquina de costura da irmã Margaret. AC/DC é uma sigla em inglês que significa corrente alternada/corrente contínua de eletricidade.

Após tocar com a banda por um tempo, Angus desenvolveu a imagem de Schoolboy (Garoto da escola). Antes de ter a imagem de Schoolboy, Angus tentou outras imagens, como Spider-Man, Zorro, Gorilla e uma paródia do Superman, nomeado de Super-Ang. A imagem de Schoolboy veio a ser uma marca registrada de Angus Young. O uniforme original foi retirado de sua escola secundária, Ashfield Boys High School, em Sydney. Há rumores de que ele não tinha tempo de trocar sua roupa antes de ir para os shows. Sua irmã Margaret sugeriu que ele vestisse o uniforme da escola, após Malcolm ter dito que cada membro da banda teria que ter uma vestimenta. Isso pode parecer irônico, mas Angus não gostava muito de ir a escola.

Eventos Recentes
Angus prefere manter sua vida privada fora da mídia. Atualmente, mora em Sydney, Austrália, porém, também tem uma residência em Aalten, Holanda (por ele ter uma casa na Holanda, ele está numa lista das 500 pessoas mais ricas desse país). É fato também que se casou com sua esposa Ellen em 1980 pouco depois da morte de Bon Scott.

Em 24 de Agosto de 2006, Angus recebeu o "Kerrang! Magazine's Legend Award", do editor Paul Brannigan. Paul Brannigan considerou AC/DC como uma das bandas mais importantes da história do rock e Angus Young também já foi coroado como maior ícone do rock por uma revista inglesa, estando na frente de pessoas como Slash, Kurt Cobain e outros.

Quem quiser enviar sugestões para aparecer na série ''Ícones do Rock'', fique à vontade.

Abraços e espero que gostem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei.

''chuck'' diz, valeu.