18 de março de 2009

Soundgarden - Superunknown



As gravações para o novo álbum iniciaram-se no estúdio Bad Animals em Seattle, Washington, em Julho de 1993, estendendo-se até Setembro do mesmo ano. A banda trabalhou com o produtor Michael Beinhorn para a produção do álbum. A respeito desta mudança, o guitarrista Kim Thayil afirmou: "Tivemos a percepção que iríamos tomar outro rumo". O álbum foi misturado por Brendan O'Brien. Lançado em Março de 1994, Superunknown foi o maior sucesso comercial da banda, tendo como singles "Black Hole Sun", "Spoonman", "The Day I Tried to Live", "Fell on Black Days" e "My Wave". O videoclip de Black Hole Sun tornou-se um sucesso na MTV e recebeu o prémio para melhor videoclip de Metal/Hard Rock nos MTV Video Music Awards de 1994.

As canções de Superunknown capturaram a criatividade dos trabalhos anteriores, enquanto mostram uma abordagem menos pesada da banda, evoluindo para um novo estilo. As letras do álbum são obscuras e misteriosas, sendo que as letras de muitas músicas estão relacionados com abusos, suicídios e depressão. O crítico musical J.D. Considine da revista Rolling Stone afirmou que a versatilidade patente no álbum Superunknown é largamente superior ao que a maioria das bandas demonstram na sua carreira inteira.Soundgarden acabou por arrecadar dois Grammies em 1995. Black Hole Sun recebeu o prêmio de melhor atuação Hard Rock e Spoonman recebeu o prêmio de melhor atuação Metal. Black Hole Sun foi também nomeado para melhor canção de Rock. Em 1995, Superunknown foi nomeado para o Grammy de melhor álbum Rock. Mais tarde, em 2003, a revista Rolling Stone colocou Superunknown na posição nº336 na lista dos 500 melhores álbuns de sempre.

Um comentário:

Sczip disse...

Bah meu, legal teu trabalho através do Blog, mas os links do soundgarden não estão ativos , dá pra uppar de novo? Pode também colocar algo do Blues Etílicos? Valeu, e continue com o ótimo trabalho - Sczip, Portugal