16 de março de 2009

Soundgarden - Louder Than Love


O Soundgarden começou a trabalhar no seu segundo álbum, o primeiro sob os auspícios da A&M, Louder than Love (O título original era Louder than Fuck) em Dezembro de 1988.

Imediatamente a seguir ao lançamento do álbum, no Outono de 1989, Yamamoto optou por regressar ao meio acadêmico e abandonou a banda. Deixada numa situação complicada e com um tour já agendado, o Soundgarden começaram a sondar baixistas para substituir Yamamoto. Ben Shepherd estava entre aqueles que apareceram nas audições, mas, embora a banda gostasse do seu estilo, ele não conhecia as músicas. Jason Everman, que as conhecia, preencheu a vaga. A banda começou então a fazer tours pelos Estados Unidos e Europa, um dos quais foi filmado e mais tarde lançado em VHS como Louder than Live. Contudo, depois do tour, Everman (que já tinha feito parte do Nirvana) acabou mesmo por sair. O EP Loudest Love, lançado em 1990, contém um cover da música "Come Together" dos Beatles, que permanece como a única canção gravada em estúdio com Jason Everman na banda.

Foi nessa época que o vocalista dos Mother Love Bone, Andrew Wood, ex-companheiro de quarto de Chris Cornell, morreu de overdose. Kim Thayil revelou: Quando Andy morreu, comecei a pensar o quão único ele era, não havia ninguém como ele e o Chris estava pensando no mesmo. Eu me lembro que estávamos tomando um bebida e o Chris disse: “Tenho pensado muito no Ben porque há algo no espírito dele que o Andy tinha”. Nós pensamos que o Ben era esse tipo de pessoa, ele era único e foi então que decidimos contratá-lo. Ben Shepherd juntou-se ao resto da banda em 1990.

A recém-renovada banda lançou o seu single “Room a Thousand Years Wide” e como era de esperar, teve sucesso comercial, dando boas indicações do que estava para vir. Num tributo a Andrew Wood, Cornell escreveu um punhado de canções e pediu ao seu companheiro de banda Matt Cameron, bem como a Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Eddie Vedder (membros dos Pearl Jam) para colaborarem no seu projecto Temple of the Dog. Um álbum com o nome da banda foi lançado em Abril de 1991 através da A&M. "Hunger Strike" e "Say Hello 2 Heaven" surgiram como singles.


Nenhum comentário: