17 de março de 2009

Soundgarden - Badmotorfinger


Na Primavera de 1991 a banda começou a trabalhar no seu próximo álbum com o produtor Terry Date. Badmotorfinger foi lançado na segunda metade do ano. O álbum possuía uma versão diferente do single "Room a Thousand Years Wide" e expôs a banda a uma ainda maior audiência. Os singles "Rusty Cage" e "Outshined" encontraram grande audiência na MTV e conduziram Badmotorfinger e os Soundgarden ao seu primeiro disco de platina, comemorando a venda de um milhão de cópias. O videoclipe do single "Jesus Christ Pose" acabaria por ser banido da MTV, pois foi considerado como anticristão.

No final de 1991, a banda iniciou um tour com os Guns ‘N’ Roses pelos Estados Unidos e Canadá. O EP Satanoscillatemymetallicsonatas (SOMMS) foi lançado no ano seguinte, contendo vários covers, entre os quais, "Stray Cat Blues" dos Rolling Stones e "Into the Void (Sealth)" dos Black Sabbath, que possuia uma letra diferente da original e viria a receber uma nomeação para um Grammy. Em 1992 Badmotorfinger foi nomeado para um Grammy na categoria de "Best Metal Performance". Um vídeo filmado nesse mesmo ano durante uma atuação da banda no Paramount Theater em Seattle, acabaria por ser lançado no início de 1993. Soundgarden contribuiu ainda para algumas causas nobres como a No Alternative Compilation em benefício do desenvolvimento de uma cura para a AIDS como também para um projeto do Greenpeace intitulado "Alternative NRG" tocando juntamente com o guitarrista dos Queen a música "New Damage" com um solo novo desenvolvido por Brian May.

Embora tida como uma crítica à religião Cristã, a canção "Jesus Christ Pose" é, segundo as palavras do vocalista e escritor Chris Cornell, uma crítica aos que procuram explorar a imagem de um mártir, como Jesus Cristo, para benefício próprio. A religião sofre, no entanto, duras críticas na canção "Holy Water", onde Cornell crítica não só os crentes, como também aqueles que procuram impor as seus crenças aos outros. "New Damage" e "Face Pollution" manifestam as preocupações ambientais e políticas da banda no mundo, por seu lado, "Outshined" está relacionada com a instabilidade emocional que Cornell sentia nessa época, balançando entre estados de depressão e euforia.

Em Outubro de 2006, a revista Guitar World publicou uma lista dos 100 melhores álbuns de guitarra de todos os tempos na qual incluiu o álbum Badmotorfinger na posição nº45.


Nenhum comentário: