25 de novembro de 2008

Jonny Lang - Turn Around (2006)


Jonny Lang (nascido Jon Gordon Langseth Jr. em 29 de Janeiro de 1981), é considerado por muitos o garoto prodígio do blues de sua geração. Sua maneira de cantar e tocar lhe garantiu muitos elogios.

Começou tocando saxofone com os colegas de ginásio, enquanto tomava aulas de guitarra. Aos 12 anos de idade, passou a tocar com a “The Bad Medicine Blues Band”. Alguns meses mais tarde, com a ascensão de Lang, a banda passou a se chamar “Kid Jonny Lang & The Big Bang”. A banda então se mudou da pacata cidade de Fargo para Minneapolis, onde gravou o álbum de estréia, “Smokin’”, em 1995, cujo destaque era uma cover de Robert Johnson, “Malted Milk”.

O álbum vendeu muito bem e logo se tornou um hit regional. Essa vendagem e a grande aceitação do público pela “Kid Jonny Lang & The Big Bang” acabou culminando com a contratação de Jonny Lang pela A&M Records.

Jonny Lang teve estréia “solo” no ano de 1997 com o álbum “Lie To Me”, que rapidamente se destacou como um dos álbuns mais vendidos da safra de novos artistas.

Os críticos se deleitaram com “Lie To Me” e também com a maturidade em cantar e tocar de Jonny Lang, neste período com apenas 16 anos de idade.

Com o lançamento de “Lie To Me” e sua completa aceitação pelo público, Lang caiu na estrada acompanhando nomes como Aerosmith, The Rolling Stones, B.B. King e Blues Traveler.

O segundo álbum oficial de Lang não demorou a sair, e foi intitulado de “Wander This World”. Esse álbum é uma fusão de blues, r&b, rock e baladas. Segundo o próprio Lang: “O blues teve um bebê, e nós o chamamos de rock’n’roll”.

Destaque para suas aparições no filme “Blues Brothers 2.000” e no “Free Jazz Festival” de 1999, em São Paulo/SP, onde deixou boquiabertos os presentes com sua presença de palco, voz e guitarra. Suas principais influências são Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Luther Allison e Albert Collins.

O próximo disco, Wander This World, foi lançado em 20 de outubro de 1998 e ganhou uma indicação ao Grammy. Logo após foi lançado o Long Time Coming em outubro de 2003. Lang também fez um cover de Dying to Live de Edgar Winter. O mais novo disco de Lang, com influência gospel, o Turn Around, foi lançado em 2006, e mais recentemente Lang ganhou o seu primeiro Grammy Award.

Em mais de dez anos de estrada, Lang fez turnê com os Rolling Stones, Aerosmith, B.B. King, Jeff Beck e Sting. Em 2004 Eric Clapton convidou Lang para tocar no Crossroads Guitar Festival para angariar fundos para o Crossroads Centre Antigua.

O cara é muito bom, som muito agradável de ouvir, voz super potente e guitarra clássica do blues com algum Rock 'N' Roll bem dosado. Espero que gostem.


Um comentário:

xuruetismo disse...

Vamos experimentar. Não conheço. Depois te falo......