19 de outubro de 2008

Live - Uma das minhas 10 melhores bandas.



Banda americana de rock alternativo/pós-grunge, são de York, Pennsylvania, formada por Ed Kowalczyk (vocalista principal e guitarra), Chad Taylor (guitarra), Patrick Dahlheimer (baixo) and Chad Gracey (bateria e percussão). O Live também já excursionou com o irmão mais novo de Ed, Adam Kowalczyk como rhythm guitar, assim como com o tecladista inglês Michael "Railo" Railton, e Christopher Thorn do Blind Melon. Ascenderam do nível de modesta banda de rock moderno para o sucesso na mídia mundial pela força de seu primeiro álbum, Throwing Copper, de 1994, que vendeu mais de 8 milhões de cópias nos EUA. Subiram para o primeiro lugar na 52ª semana que estavam nos “charts”. É o terceiro álbum que sobe ao topo da lista depois de um ano ou mais presente nela (Os outros dois são Fleetwood Mac em 1976, atingindo o pico na 58ª semana e Forever Your Girl, de Paula Abdul em 1989, que detém o recorde com 64 semanas. São bastante conhecidos por seus hit singles Selling the Drama, Lightning Crashes (que ficou no topo da Billboard Hot Mainstream Rock Tracks por 12 semanas consecutivas), I Alone, Lakini's Juice, The Dolphin's Cry, Simple Creed e Heaven. Até hoje, a banda vendeu aproximadamente 20 milhões de cópias no mundo inteiro.


O Começo
Kowalczyk, Taylor, Dahlheimer e Gracey juntaram–se para participar de um show de talentos do ensino médio na cidade de trabalhadores York, na Pennsylvania. Permaneceram unidos durante toda a “High-School”, passando por uma variedade de nomes (como First Aid, Club Fungus, Paisley Blues, Action Front e Body Odor Boys) e covers new-wave, formando o selo Public Affection e gravar uma fita cassete de originais, lançada por eles mesmos, The Death of a Dictionary, em 1989. Logo após 1990, a Public Affection lançou um EP de demos, produzido por Jay Healy, entitulado Divided Mind, Divided Planet através de sua lista de correspondência Black Coffee. Viagens freqüentes para New York para tocar no CBGB ajudaram a banda a fechar um contrato com a Radioactive Records em 1991. Com o nome novo “Live”, a banda entrou no estúdio com o ex-tecladista do Talking Heads Jerry Harrison naquele ano e começaram a gravar o EP Four Songs, de 1991. O single “Operation Spirit (The Tyranny of Tradition)” chegou ao 9º posto no chart de rock moderno, e trilhou o caminho para o primeiro álbum completo da banda, em 1991 Mental Jewelry, produzido por Harrison, e que atingiu a 73ª colocação nos charts. As letras do álbum, escritas por Kowalczyk, eram fortemente inspiradas pelo orador hindú Jiddu Krishnamurti.


Atualmente
Em 2005, o Live assinou com o selo Epic, da Sony BMG Music Entertainment e lançou o novo álbum Songs from Black Mountain em junho de 2006. O álbum atingiu o 3º posto nos charts independentes da Billboard. Em 14 de setembrode 2007, a banda lançou seu primeiro álbum desde 1989 com seu próprio selo (Action Front Records), Radiant Sea: A Collection of Bootleg Rarities and Two New Songs, apresentando 2 músicas novas: "Beautiful Invisible" e "Radiant Sea". Gravaram também seu primeiro DVD ao vivo na Holanda, durante 2 shows em Paradiso , nos dias 30 de junho e 1 de julho. Passaram o resto do verão de 2008 em turnê pelos EUA com a banda Blues Traveler e Collective Soul, e estarão voando para a Europa ainda nesse outono para uma longa turnê.


Considerações Finais
O Live é, sem dúvida, umas das minhas 10 bandas preferidas (tentei escolher 5 preferidas, mas desulpem, não consegui!). Só por curiosidade, aí vai a minha lista das 10 bandas (fora os artistas em carreira solo) que eu mais gosto (pelamordeDeus, não é por ordem de importância!!!):
01- Midnight Oil;
02- Live;
03- Dire Straits;
04- Rush;
05- Iron Maiden;
06- 10.000 Maniacs;
07- Counting Crows;
08- Helloween;
09- Rolling Stones;
10- Motorhead

4 comentários:

Manuelle Galdino disse...

Com certeza +Live+ é uma das melhores bandas! os caras mandam muito bem ;)
Boa escolha!

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE 1000000,AMO LIVE SÃO INCRIVEIS!!!!!!!!!!!

Ariely Cristina disse...

Sem dúvida uma banda maravilhosa! os caras mandam mto bem! pena que depois 20 anos chegou ao fim... espero que um dia se reúnam de novo e venham ao Brasil... hehe...
o repertório solo do Ed Kowalczyk está show tbm... sempre com letras inspiradoras e um som hipnotizante...rsrs... ah sou suspeita d+ pra falar do Ed e da banda... na minha lista de favoritos sem duvida +Live+ vem em primeiro lugar e por ordem de importancia... rsrs...

Adorei seu bom gosto por musica!
Abraço!

Xexa disse...

Valeu Ariely, obrigado pela visita, volte sempre, dê sua opinião, sugestão, crítica, elogio, etc... Abraços...