21 de setembro de 2008

Syd Barret - Crazy Diamond Box Set - Madcap Laughs


O link é para o álbum “Crazy Diamond Box Set - ''Madcap Laughs''”, lançado em 1970 e primeiro álbum solo de Syd Barrett, gravado no Abbey Road Studios entre 28 de maio de 1968 e 5 de agosto 1969.

O álbum, que marcou o início do que seria uma curta porém fantástica carreira solo, foi lançado logo após Syd ter sido substituído por David Gilmour no Pink Floyd. Barrett começou a gravar algumas sessões com o seu então empresário Peter Jenner em maio de 1968. Apesar das sessões serem curtas e de eles terem produzido um material de qualidade, o projeto foi abandonado por quase um ano, do qual Syd passou grande parte recluso.

Em abril de 1969, Malcom Jones avançou com o projeto e Barrett começou a trabalhar com um material mais novo, enquanto gravava as sessões de 1968. Músicos contratados (na verdade, membros do Soft Machine e Jerry Shirley do Humble Pie) foram chamados para incrementar as músicas de Syd. Seu jeito de trabalhar, que era frequentemente desconcentrado, acabou irritando os produtores. Após várias sessões esporádicas, mais dois produtores (bem conhecidos por Barrett) foram chamados para ajudar.


Roger Waters e David Gilmour estavam no processo de conclusão do ambicioso álbum do Pink Floyd "Ummagumma" quando eles se envolveram com "The Madcap Laughs", ajudando Syd a terminar o álbum.


Uma das características do álbum foi que as músicas de Syd, muitas vezes, eram previamente gravadas com ele e seu violão, com Barret pulando e adicionando ritmos completamente à vontade (o que causava grande frustação dos múscos das sessões que tinham que acompanhar as imprevisíveis gravações).Depois de meses e meses de gravações descontínuas, o álbum pode finalmente ser julgado completo.


"Octopus" (faixa 1 do lado 2 do álbum) foi lançada com single em novembro de 1969 e o álbum em si foi lançado em 3 de janeiro de 1970. Ele alcançou o 40º lugar nas paradas do Reino Unido e foi relativamente bem aceito, embora muitos críticos tenham desde então apontado a exposição de algumas músicas, como "Dark globe" e "Feel", como sendo um desespero e uma reflexão do angustiado estado mental do Barrett de então. A maioria das músicas do álbum são mantidas em alta estima, com exceção de "Feel", "She took a long cold look" e "If it's in you", todas incoerentes e cantadas num "quase-grito" por Syd (o take de "Dark Globe" usado no álbum também retrata o violão sendo tocado fora-de-tempo e um vocal "desatraente" de Barrett; o take que aparece em "Opel" é geralmente considerado de grande superioridade).


Espero que tenham gostado dessa importante parte da istória do Rock.

http://rapidshare.com/files/147227070/SydBarrett-CrazyDiamondBoxSet-__MadcapLaughs__.zip

2 comentários:

Luis disse...

Velho, muito bom seu encontrar musicas tão boas assim pela net....
seu blog é otimo.... músicas inspiradoras, q me fazem viajar.... principalmente os blues clássicos, como magic slim e outros....
tu ta de parabéns...
posta mais coisa ai, q eu já baixei quase tudo..kkkkkk
pra quem gosta de blues e rockzinho antigo... um dos melhores lugares que já encontrei...
abraços...

Xexa disse...

Valeu Luis, muito obrigado pelos elogios. Procuro postar as coisas mais clássicas e um pouco desconhecidas, assim quem sabe o pessoal de hoje se influencia por coisas um pouco melhores do que se ouve né... Abração e volte sempre.