8 de agosto de 2008

RUSH - Fase atual

Depois de Test For Echo, a banda interrompeu os trabalhos por problemas pessoais na vida de Peart. Sua filha Selena morreu em um acidente de carro em Agosto de 1997 e logo depois, sua esposa Jacqueline morreu de câncer em Junho de 1998. Peart entrou, como ele mesmo descreve, em uma jornada de cura com sua motocicleta, viajando milhares de quilômetros pela América do Norte. Essa jornada foi mais tarde descrita no livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road.

Em 2000, a banda se reuniu algumas vezes e constatou que não voltaria enquanto Neil não estivesse bem. E foi em Maio de 2002 que voltaram definitivamente à ativa com um novo álbum: Vapor Trails. Destaque para "One Little Victory", "Secret Touch" e "Earthshine". A belíssima faixa polirrítmica "Freeze" surge como a parte quatro da tetralogia Fear.

A turnê de Vapor Trails foi notável, já que foi a primeira depois de cinco anos de ausência e também por ter passado por lugares inéditos, como na Cidade do México e no Brasil, onde tiveram uma das maiores platéias de toda carreira. Nos concertos inéditos, a banda fez questão de colocar no repertório canções que não tocavam há anos, como "By-thor and the snow dog".

A banda era uma das favoritas para tocar no festival SARS relief concert. Em Agosto de 2003, participaram no festival no Downsview Park em Toronto, onde também tocaram os Rolling Stones, sendo a primeira vez em que fizeram um concerto onde não eram a única atração para um público de mais de meio milhão de pessoas.

Em Outubro de 2003 foi lançado o tão esperado DVD e CD Rush in Rio, gravação do último concerto da turnê Vapor Trails no Maracanã, RJ, Brasil. O DVD foi premiado com o Juno Awards como melhor DVD musical do ano.

Em Julho de 2004, voltaram a surpreender com Feedback, disco com oito covers, clássicos de bandas como The Who e Cream por eles tocados no início de carreira. Algumas canções passaram a tocar nas rádios norte americanas, introduzindo a banda para novos ouvintes.

Logo após, a banda foi novamente para estrada, para realizar a turnê comemorativa de trinta anos. Passaram pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia, República Tcheca e Países Baixos. Em Frankfurt, na Alemanha, aproveitaram para gravar o DVD R30 Live In Frankfurt, que foi lançado em 22 de Novembro de 2005.

Em 20 de Janeiro de 2006, Neil Peart publicou em seu site que a banda começou as composições para o próximo trabalho. Mas até agora eles estão mantendo contato somente pela Internet. Segundo Peart, embora ele esteja na Califórnia e os outros dois membros em Toronto, Lee enviou-lhe um e-mail dizendo que ele e Lifeson já passaram algum tempo no estúdio de sua casa e dali surgiram idéias legais.

Enquanto isso, Peart disse: “- Em Novembro, fiquei cinco dias sentado no chão na frente da lareira. Uma pilha de papéis começou a crescer num círculo ao meu redor e no final eu percebi que tinha uma meia dúzia de idéias mais ou menos interessantes já encaminhadas”. O novo disco, Snakes & Arrows, foi lançado 1 de Maio pela Anthem/Atlantic. Composto por 12 faixas, três delas instrumentais, o álbum demonstra que a banda ainda está em forma e a cada novo álbum se atualizando.

A banda começou a segunda perna da Turnê desse álbum em San Juan, Porto Rico no dia 11 de abril de 2008 e termina em Atlanta, Georgia, no dia 22 de Julho segundo o site da Banda. Contudo há esperanças de que a banda ainda possa passar pela segunda vez no Brasil ainda nesta Turnê.

Nenhum comentário: