6 de julho de 2008

Genesis - "Nursery Cryme"


Terceiro álbum de estúdio, gravado e lançado em 1971. Foi o primeiro álbum a apresentar a formação de Peter Gabriel, Tony Banks, Mike Rutherford, Phil Collins e Steve Hackett, os dois últimos substituindo John Mayhew e Anthony Phillips na bateria e guitarra respectivamente, após o lançamento de Trespass. Tal formação permaneceria até a saída de Gabriel em 1975.

"The Musical Box" e "The Return of the Giant Hogweed" tornaram-se as maiores atrações de suas apresentações ao vivo. Apesar de não ter se tornado um sucesso logo após a estréia, Nursery Cryme tornou-se um hit na Itália, e atingiu a 39ª posição nas paradas do Reino Unido em 1974.

Apesar de não tão polido na produção quanto os álbuns sucessores, Nursery Cryme foi ainda um grande progresso em relação ao segundo álbum Trespass. Apesar do clima folk rock ainda estar presente em canções como "Harlequin" e "For Absent Friends", outras faixas apresentaram um som mais estridente e agressivo. A guitarra de Hackett com seus solos fortes contribuiu muito para isso.

Led Zeppelin, The Who e Black Sabbath estavam no auge de seus primores e uma outra banda pouco conhecida da Inglaterra estava começando a fazer seu nome. Banda que ficaria conhecida pelas performances teatrais de seu frontman Peter Gabriel. 'Nursery Cryme' veio a se tornar o primeiro álbum com a formação que os deixou famosos: Gabriel nos vocals, Phil Collins na bateria (e nos backing vocals), Tony Banks nos teclados, Steve Hackett na guitarra, e Mike Rutherford no baixo e na guitarra.

Nenhum comentário: