11 de julho de 2008

Genesis - The Lamb Lies Down On Broadway


Álbum Conceitual da banda, foi lançado em 1974. 6º álbum de estúdio.

O álbum conta a história surreal do jovem delinqüente porto riquenho Rael, morando em Nova York, que é varrido para uma dimensão alternativa, com criaturas bizarras e outros perigos para resgatar seu irmão John. Várias ocorrências e lugares descritos derivam de sonhos de Peter Gabriel e o nome do protagonista é um trocadilho com seu sobrenome.

A maioria das canções do álbum foram escritas por Tony Banks, Phil Collins, Steve Hackett e Mike Rutherford, sem a participação de Gabriel, que insistiu em escrever a história e todas as letras sozinho, o que causou tensão na banda, em particular pelo fato de Rutherford ter sugerido originalmente um álbum baseado em O Pequeno Príncipe. A ausência completa de Gabriel na composição foi devido aos problemas de sua esposa com sua primeira gestação.

Durante a pré-produção de The Lamb, Gabriel contactou o cineasta William Friedkin, na época aproveitando o grande sucesso de O Exorcista, para um possível filme. Apesar da desaprovação dos outros membros, Gabriel deixou a banda para trabalhar em alguns rascunhos. Apesar do projeto não ter saído do papel, Gabriel acabou voltando para a banda.

The Lamb Lies Down on Broadway foi lançado com críticas mistas, atingindo a décima posição no Reino Unido e quase atingindo o Top 40 nos Estados Unidos, recebendo disco de ouro naquele país posteriormente. A banda entrou em turnê mundial após o lançamento, apresentando a obra em sua totalidade 102 vezes.

Logo no começo da turnê, Gabriel decidiu sair da banda por definitivo, apesar de ter terminado toda ela, tornando o assunto público somente em agosto de 1975.

Nenhum comentário: