1 de junho de 2008

The Breeders - Pra quem curte um Indie dos antigos!

>>>>The Breeders, banda de Indie Rock liderada pelas gêmeas Kim & Kelly Deal, lança o sujo e delicioso disco “Mountain Battles”

"Demora sempre, mas vale a pena esperar por um novo trabalho da Breeders, banda paralela da ex-baixista do Pixies, Kim Deal, em parceria com sua irmã gêmea, Kelly. Seu primeiro disco, “Pod”, é de 1990; o segundo, “Last Splash”, de 1993, saiu em plena era grunge; e o terceiro, “Title TK” é de 2002.

Seis anos depois desse último, as vozes doces das duas se reencontram em “Mountain Battles”. E é sempre muito reconfortante ouvir essas gêmeas, quase sempre em coro psicodélico, entoando letras malucas em faixas que passeiam entre o indie e o folk, po rmomentos de pura viagem e até por uma balada dramática cantada com bom humor no melhor estilo mexicano choroso.

Outra sensação boa de ouvir “Mountain Battles” está no espírito barato de gravação, que parece ter sido feita em único take. Nada de “High Fidelity” ou de som cristalino; alguns ruídos e chiados fazem parte do som da Breeders.

Essa sonoridade suja é especialidade do produtor Steve Albini, que produziu “Surfer Rosa” dos Pixies, “In Utero” do Nirvana, e o primeiro das gêmeas , “Pod”, um dos discos mais curtos e poderosos do universo Indie do século passado.Albini é um grande defensor de equipamentos analógicos, detesta CDs e prefere mesmo o ruidoso vinil. Assim, sua produção em “Mountain Battles” se encaixa perfeitamente no espírito caseiro e relaxado das tranquilas irmãs Deal, principalmente na estréia, em 1990.

Mas não significa que a Breeders tenha lançado um álbum idêntico ou até mesmo inferior ao primeiro. Ouça a faixa 2, “Bang On”, curta, grossa e dançante, ou a agitada “German Studies” e se apaixone pela originalidade de Kim e Kelly".

-----------

Isso tudo, quem escreveu, foi Leandro Fortino, para o Folhateen. Concordo com ele, porém acho que é uma banda pra ser escutada com paciência, pois é cheia de altos e baixos (alguns discos mais baixos que altos), mas não é, de forma nenhuma, ruim.

Link do último álbum, para que possam entender melhor o que eu quero dizer. Apesar de que, nesse álbum, eles estão com mais altos que baixos.


http://www.badongo.com/file/9684705

Nenhum comentário: