28 de junho de 2008

Australian Crawl - Their Greatest Hits


A banda Australian Crawl foi formada no final de 978, no subúrbio de Melbourne, quando James Reyne (Lider vocal e piano) e Simon Binks (guitarra) resolvem acabar com a banda Spiff Rouch e formar a banda juntamente com o guitarrista Brad Robinson, o baixista Paul Willians e o baterista David Reyne, irmão mais novo de James Reyne, logo substituído por Bill McDonough, ex-integrante do grupo Loose Trousers. A banda passou a fazer sucesso na região e atrair grande público em seus shows, onde despertou a atenção do produtor David Brings, ajudando a gravar o single "Beautiful People/Man Crazy" pela EMI Records.

O single acaba tendo boa receptividade, ficando na 22ª posição nas paradas de sucesso em novembro de 1979. Diante disso, a gravadora EMI resolve lançar no mercado o primeiro álbum da banda, The Boys Light Up, em abril de 1980. Embalado pelos sucessos de Beautiful People e The Boys Light Up, este disco acaba atingindo a quarta posição nas paradas de sucesso e fica por mais de 104 semanas nas paradas de sucesso. O disco acabou vendendo mais de 280 mil cópias, recebendo assim 4 discos de platina. Neste mesmo ano, em outubro de 1980, o vocalista e guitarrista Guy McDonough (irmão caçula de Bill McDonough) entra para o grupo, participando assim na gravação do segundo álbum da banda.

O segundo álbum, intitulado de Sirocco, foi lançado no ano de 1981 e foi produzido por Peter Dawkins. Este disco atingiu a 1ª posição nas paradas de sucesso e possuia os sucessos Oh No, Not You Again e Errol, esta última música feita em homenagem ao ator autraliano Errol Flynn. O próximo álbum a ser lançado foi Sons of Beaches e foi gravado no Havaí pelo produtor australiano Mike Chapman. Sons of Beaches foi um álbum onde a banda experimenta um som um pouco mais "rock 'n' roll" em suas músicas e possuia os sucessos Runaway Girls e Shutdown. O álbum foi lançado na Austrália em 1982 e também ficou com a 1ª posição nas paradas australianas. Este disco também foi lançado nos EUA pela EMI Records.

Durante o ano de 1983 o baterista Bill McDonough acaba deixando a banda entrando no seu lugar Buzz Bidstrup, ex-baterista da banda Angels. Com ele foi gravado o EP Semantics ficando na 1ª posição nas paradas graças ao sucesso de Reckless (Don’t Be So...). Após o lançamento do disco, a banda troca novamente de baterista, entrando John Watson, ex-integrante da banda Kevin Borich Express. Também em 1983 é lançado pela EMI o primeiro álbum ao vivo da banda Australian Crawl de nome Phalanx. Este disco foi lançado apenas para preencher um período em que a banda deixa de fazer gravações em estúdio e passa a realizar turnês. Com este álbum, a banda atingiu a 4ª posição nas paradas de sucesso.

Após algum tempo a banda acaba realizando a maior turnê fora das terras australianas, quando a banda inglesa Duran Duran os convidou para abrir seus shows na Inglaterra. Também no início de 1984, grupo assinou com a gravadora americana Geffen, lançando a coletânea com o mesmo nome do EP lançado anteriormente intitulado Semantics. Também nesse ano o grupo é forçado a realizar turnês pela gravadora Geffen, quando o guitarrista e vocalista Guy McDonough é internado em um hospital em Melbourne. McDonough morre em junho daquele mesmo ano devido a uma pneumonia viral. O guitarrista Mark Greig, ex-integrante do grupo Runners, entra na banda e assim o grupo cumpre alguns shows no final de 1984.

Agora com o guitarrista Mark Greig, a banda a passa a gravar o seu novo disco Between a Rock and a Hard Place, com ajuda do produtor inglês Adam Kidrom. Para produzir o novo álbum da banda foram gasto 400 mil dólares e foi lançado no ano de 1985. O Between a Rock and a Hard Place era um disco mais diversificado, com vários estilos e diferente da sonoridade dos outros discos da banda. Mas o novo disco acabou não agradando ao público e assim não repetiu o sucesso dos álbuns anteriores. Com uma dívida a pagar, a banda teve que entrar numa turnê durante quase todo o ano de 1985. Neste mesmo ano, o baixista Paul Williams sai da banda, sendo substituído por Harry Brus, ex-integrante de Kevin Borich Express. Mas mesmo com a sua entrada, a banda Australian Crawl acaba se separando já nos primeiros meses do ano de 1986.

O último show da banda foi realizado no dia 27 de janeiro de 1986, e deste show mais tarde resultou no novo álbum The Final Wave. Este álbum ao vivo foi lançado em outubro do mesmo ano pela gravadora Freestyle/RCA.

O link é para o álbum Their Greatest Hits, que pode mostrar um pouco do potencial dessa banda que tem um som bem legal.

2 comentários:

Urameshy disse...

poxa cara, eu curti um pouco do A.C. por causa de um amigo que gostava de pegar onda e ouvia muita banda australiana como Midnight Oil (ele tinha todos os álbuns) e o A.C.
mas eu tava tentando achar alguma coisa na net pra ouvir,pq eu não tinha nada e, é muito difícil achar alguma coisa dos caras, é uma raridade!
bom, agradeço pelo álbum postado e pelas informações sobre a banda.

Xexa disse...

É isso aí meu velho, é bem difícil achar coisa dos caras pra baixar na net. Esse álbum eu emprestei de um amigo meu que curte muita coisa boa também. Espero que volte sempre e faça seus comentários. Abraços!