23 de maio de 2008

ZZ Top - Som característico. Visual sem comparações!

Inconfundível. Acho que essa é a melhor palavra para descrever a banda americana ZZ Top, formada pelos dois barbudos apaixonados por “Hot Rods” (pra quem não sabe, são aqueles carros antigos com motores V8 preparados, pinturas exóticas, etc...) e por motos “Hot” também.

Inconfundíveis pelo tibre da guitarra, pela voz meio rouca/meio rasgada, pela levada “blues” sempre presente, pelas letras falando de mulherada, carros, eventos de sua terra natal, o Texas e outras “diversões”, além, é claro, da enorme, horrível, tenebrosa, mas pra lá de clássica barba!!!

Formada em 1969, os membros da banda são Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). Frank Beard (Beard significa barba, em inglês), ironicamente não tem barba. Gibbons e Hill sempre são fotografados com óculos escuros, utilizando sobre-tudo e barbas gigantescas, o que torna esta combinação sua marca registrada. Putcha duns cara loco!!!

Rock & Roll puro! Bom, bonito e barato!!! Hehehe...

Fizeram uma das músicas tocadas no filme 60 segundos (Low Rider), entre outros muitos sucessos.

Presença constante nos clássicos de todos os tempos!

CURIOSIDADES

Billy Gibbons e Dusty Hill são famosos por usarem guitarras customizadas, muitas das quais, co-desenhadas por Gibbons e pelo mestre Luthier John Bolin da “Bolin Guitars”. Gibbons gosta que seus instrumentos tenham o braço das Gibson Les Paul 1958. Já Hill, encomenda seus baixos com os braços similares aos do Fender Telecaster 1950 que ele usava muito no começo da banda, nos anos 70 e que ele usa ainda hoje, frequentemente.

A banda também chama a atenção pelo fato de ter os componentes originais por quase 40 anos e até setembro de 2006, o mesmo Manager/Produtor, Bill Ham.

Entraram para o Hall da fama em 15 de março de 2004. Em 1984, a empresa Gillette ofereceu a Gibbons e Hill 1 milhão de dólares, para que eles aparecessem sem barbas em um comercial de TV, mas eles recusaram, dizendo que eram muito feios sem ela!

Ao longo da semana, vou postando álbuns de estúdio dessa ótima banda!



Nenhum comentário: