17 de abril de 2008

Rockabilly - Conhecendo um pouco mais o gênero.

Rockabilly é um sub-gêneros do Rock & Roll. Ficou conhecido nos anos 1950, devido a artistas norte-americanos. Durante aquela década, o gênero foi impulsionado por batidas atrativas, guitarras e contrabaixos acústicos que eram tocados usando a técnica slap-back (batendo nas cordas, ao invés de puxá-las individualmente).

Embora diz-se que o Rockabilly tenha surgido no início dos anos 50, quando Bill Haley começou a misturar jump blues com electric country, pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música country dos anos 40 - com artistas como: Tennessee Ernie Ford (Smokey Mountain Boogie), Hank Williams (Rootie Tootie), e Merle Travis (Sixteen Tons).

"Rock Around The Clock", sucesso lançado por Bill Haley em 1954, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do Rockabilly. Porém, nesse mesmo ano, um cantor chamado Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas pela Sun Records.O Rockabilly também é o estilo usado nas primeiras gravações de Buddy Holly.

Já em 1958, a maioria desses artistas havia mudado de estilo e o Rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana. Nos anos 80, o Stray Cats reacendeu um breve interesse no Rockabilly. Mais tarde, bandas como The Cramps e Reverend Horton Heat mesclaram o estilo com o punk, formando um sub-gênero chamado de psychobilly.

As bandas de Rockabilly usam em suas apresentações componentes característicos do gênero: penteados exagerados, roupas e atitudes de "bad boys", truques com o contrabaixo e letras sobre carros de corrida, mulheres, jogos, bebidas e todo tipo de “Diversão”!!!

Existem muitos fãs que fazem do gênero não só sua preferência musical, mas também seu estilo de vida, usando cabelos, roupas, carros, motos e tudo mais da época de ouro do Rockabilly.

Nenhum comentário: