28 de abril de 2008

The Jesus And Mary Chain - Alternativo, esquecido, polêmico, mas muito bom!!


Banda escocesa, cujas músicas são compostas pelos irmãos Jim Reid e William Reid. Para conceber a banda, os irmãos Reid recrutaram o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish. Esse foi rapidamente substituído por Bobby Gillespie (que iria liderar o Primal Scream posteriormente) e a banda gravou o single de estréia, "Upside Down", lançado em outubro de 1984 pela Creation Records.

Apesar de o single ter recebido elogios gerais da crítica da imprensa da música britânica, e do fato de a banda ser fanaticamente defendida pela New Musical Express ou apenas NME (Revista sobre música publicada semanalmente no Reino Unido desde 1952), foram os shows ao vivo deles que lhes deram mais destaque. Formada em 1984 e de volta aos palcos em 2007, após um período de oito anos.

Conhecidos por unir melodias inspiradas no rock dos anos 60 (Beach Boys, The Who) ao som sujo e distorcido criado com pedais e amplificadores. Os shows ao vivo eram notórios pela indiferença da banda em relação à platéia. Jim Reid chegava a tocar de costas para o público e alguns shows chegavam a durar apenas 10 minutos. No fim dos anos 80, a Universidade Politécnica de Londres foi palco de uma revolta do público contra a banda. Os pagantes destruiram o auditório da Universidade em uma onda de violência que expôs os irmãos Reid aos holofotes da mídia especializada.

Em 1999, após uma série de brigas, os irmãos Jim e William Reid anunciariam o fim do Jesus and Mary Chain.

Mas, em abril de 2007, a dupla se reuniu novamente no festival Coachella, Califórnia. Após um breve show de pré-estréia na quinta-feira em Pomona, os irmãos Reid tocaram por cerca de uma hora no deserto de Índio. Foi uma das atrações da noite de abertura do festival que também trouxe de volta aos palcos as bandas Happy Mondays e Rage Against the Machine. Em uma performance aclamada pelo público e pela crítica, Jim e William surpreenderam tocando as principais canções da carreira e até uma faixa inédita.

Seguem os links para o álbum “Psycho Candy”, lançado em 1985 e primeiro trabalho da banda. O segundo álbum, "Darklands", o terceiro, "Barbed Wire Kisses" e o quarto álbum, "Automatic".
Considero essa, uma grande banda dos anos ’80. Espero que gostem. Abraços!!

Nenhum comentário: