13 de abril de 2008

Grand Funk Railroad - Hard Rock anos 70.

O Grand Funk Railroad (ou simplesmente Grand Funk) foi uma importante banda de hard rock dos anos 70, descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival, foi uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.

O Grand Funk Railroad nasceu em 1964, na cidade de Flint, Michigan (USA) quando quatro amigos se juntaram para formar uma banda. A banda se chamou Jazzmasters. Não tocavam Jazz, mas sim um barulhento Rock 'N’ Roll, tão alto quanto seus amplificadores aguentavam. A banda foi tocando nos clubes e escolas da cidade, até que em 1967 apareceu na vida deles um cara chamado Terry Knight, um garoto de 20 anos como os músicos do Jazzmasters que ele foi ver naquela noite. Por sua vez, Knight já tinha realizado alguns sonhos: tinha seu próprio programa de rádio local, e já tinha trabalhado até em uma emissora de Detroit. Nesta noite de 67 ele estava desempregado, então decidiu realizar um outro sonho, que era cantar numa banda de rock. Da reuniao entre Terry Knight X Jazzmasters, nasceu o Terry Knight & The Pack. O Jazzmasters era formado por Mark Farner, 19 anos, guitarra e vocal; Don Brewer, 19 anos, bateria e vocal; Craig Flost, 19 anos, órgão e piano e Don Lester 20 anos, no baixo.

No início de 68 o Pack separa-se de Knight. Os dois vão para a estrada: O Pack para uma série de shows em clubes, boates e colégios e Knight para uma carreira solo como cantor-menestrel tipo Donavan. Nenhum dos dois se deu bem. Fracassados, Pack e Knight se reencontraram no inverno de 68.

Sem outra alternativa, Knight foi procurar o pessoal do Pack em Cape Cod. A essa altura, o Pack era só Mark Farner e Don Brew. Enquanto Brew caçava um novo baixista, Knight batalhava um contrato para seus protegidos. Os dois são bem sucedidos; o baixista, um antigo amigo de Don, Mel Chacher, ex-integrante de uma banda chamada "Question Mark & The Misterins" (que fez sucesso com “96 lágrimas”). Fecham contrato com a Capitol, por apenas seis meses, o grupo agora é um trio e tem novo nome: Grand Funk Railroad, um trocadilho com a estrada de ferro Grand Trunk Western, de Flint.

A banda obteve dez álbuns de platina e tocou grandes hits como The Loco-Motion e We're An American Band, entre outros. Seu último albúm foi produzido por Frank Zappa e se chama Good Singin', Good Playin'.

O link é para um disco Greatest Hits, coletânea com vários sucessos da banda, incluindo "Rubberneck" com a participação de Frank Zappa e uma versão ao vivo de "Locomotion". Espero que gostem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o cd, valeu pela dica!!!
Continue sempre com o bom gosto apresentado até aqui!!!

Leandro(BSAS) disse...

Muchas gracias, lo estuve buscando un largo tiempo.

Saludos,

Leandro de Buenos Aires